sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estou farto do jurista copilador.


Justiça ética

Denival Francisco da Silva

*Estou farto de uma justiça pré-estabelecida,

Da sentença bem “comportada”,

Da decisão copilada do compêndio de jurisprudências com variações

mil e palavras medidas para referendar o Sr. Desembargador.

Estou farto de entraves processuais

que impedem uma decisão de mérito

e que poderia dizer as partes qual o direito.

Abaixo os juristas!

Todos os latinórios, sobretudo os aforismos impessoais.

Todas as expressões, sobretudo a práxis do não.

Todos os ritos, sobretudo os variáveis.

Estou fato do jurista copilador,

carreirista,

não crítico,

sincrético.

De toda justiça que bajula,

adula,

e não requer o que seja de interesseda justiça.

De resto não é justiça.

Será solução matemática para pilhas de processos,

cujas partesainda sonham com o ideal de justiça,

sem modelos de decisões e

as mesmas para não contrariar os juízos superiores.

Quero antes a justiça dos ingênuos e indigentes.

A justiça dos convalescentes.

A dura (in)justiça regente aos convalescentes,

a justiça dos justos como de Dom Hélder Câmara-

Não quero saber de justiça que não seja libertação.



* Juiz de Direito em Goiânia (GO) e autor do livro “Poemas iniciais em forma e contestação”, publicado pela Editora Kelps (WWW.kelps.com.br).

FONTE: GERIVALDO NEIVA - JUIZ DE DIREITO

http://blogdoitarcio.blogspot.com/2010/05/estou-farto-do-jurista-copilador.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário